Chás são boas opções de hidratação em qualquer época do ano


 

 


Dias frios são tradicionalmente marcados por baixo consumo de líquidos. Mas, se a previsão for calor, os chás também podem ser servidos gelados. Somada aos seus benefícios medicinais e terapêuticos, a versatilidade agrada, fazendo com que a bebida conquiste popularidade. Quem é adepto sabe que além de fonte de hidratação, a bebida pode ser consumida em temperaturas que vão do quente ao gelado e combinadas a mel, açúcar ou adoçante.
 
Com cerca de 10 versões, a Boulangerie de France oferece em seu cardápio desde os sabores tradicionais como camomila, capim cidreira, chá verde, erva doce e limão às combinações tangerina com cravo, limão com gengibre, frutas vermelhas e maçã com canela. Outro sucesso da casa é o chai latte, bebida inspirada no típico chá indiano e na cremosa combinação de leite, gengibre, cravo e canela.
 
O chef boulanger Ítalo Motta de Andrade, com ampla experiência em casas de projeção nacional e internacional, explica que os chás são bebidas de fácil harmonização. “A combinação com pães ou biscoitos vai das preferências de cada um. Uma sugestão ao misturar os sabores é optar por um chá de sabor mais forte combinado a um pão de sabor neutro. Outra proposta bastante apreciada é optar por produtos da viennoserie francesa, como os pães de massa folhada, a exemplo do Croissant, que com uma característica bem amanteigada harmoniza com chás de sabor ácido", sugere.
 
Na viennoserie da Boulangerie de France se destacam as combinações da bebida, aos croissants. Além do tradicional, o cardápio traz o Croissant D' Amande, recheado com creme de amêndoas e o Croissant Pain Au Chocolat com chocolate meio amargo. 
 
Motivos para consumir
Bebida indicada para todas as idades;
A temperatura pode ser quente, morna ou gelada;
Favorece o equilíbrio da função metabólica;
Auxilia na perda de peso por contribuir com a sensação de saciedade;
Além de enriquecido com vitaminas, fibras ou minerais, contribui com a hidratação do corpo;
Auxilia no processo de desintoxicação e desinchaço.
 
Receita Chai Latte
A bebida é uma combinação de leite e chá preto, adoçado com mel e especiarias. Entre as mais utilizadas estão cardamomo, gengibre, canela e pimenta preta. Geralmente o Chai Latte é servido quente, combinado a leite vaporizado. Uma opção para substituir o leite vaporizado é bater o leite gelado e chápreto com gelo no liquidificador e adoçar com mel.
 
Ingredientes
1 copo de leite
1 copo de água
3 colheres (de sopa) de chá-preto
½ gengibre ralado
2 unidades de cardamomo
2 pauzinhos de canela
2 grãos inteiros de pimenta preta
4 colheres de mel
 
Modo de preparo
Com a água já fervendo ao fogo, adicione canela, cardamomo, gengibre, leite e mel.
Misture bem e antes de ferver novamente, apague o fogo. Em seguida, acrescente o chá-preto abafando por 4 minutos. Coe a bebida e antes de servir na xícara, polvilhe canela em pó.