Água fresca simboliza boas-vindas na Boulangerie de France
Hábito francês de não cobrar pela água agrada e se torna um dos diferenciais do negócio

 

 


Na Boulangerie de France, cada cliente que se senta à mesa tem a oportunidade de apreciar um pouco de água fresca como cortesia. A atitude, inspirada num costume europeu, reforça o compromisso da casa de valorizar diferentes elementos da atmosfera francesa, que também é percebida no cardápio, ambientação das lojas, recepção dos clientes e até na sonorização.

Na Europa, estima-se que essa tradição teve início no pós segunda-guerra mundial. Naquela época, quando a água passou a ser um bem essencial, a bebida era oferecida gratuitamente em casas e comércios como forma de garantir a vida. Ainda hoje, é uma prática muito comum e simboliza vitalidade.


Nós, que apreciamos hábitos simples, mas que valorizam a gastronomia, fizemos questão de implantar por aqui”, acrescenta ?a fundadora da marca, Cristina Quinan. Como vantagem, algumas degustações, quando intercaladas ao consumo de água, permitem aproveitar ainda mais o sabor do alimento ativando os sentidos gustativos.


Mas, por aqui, onde a água é bastante abundante, muita gente ainda surpreendida com a cortesia. Afinal, nem sempre a água é servida voluntariamente em restaurantes, bares ou lanchonetes. Além do bem-estar e benefícios para o corpo, a iniciativa colabora para a redução de garrafas plásticas no meio ambiente.


Exceção pode virar regra

Em Goiás, o projeto de Lei n° 2606/15, de autoria do deputado estadual Bruno Peixoto ainda tramita na Assembleia Legislativa e deverá ser votado ainda este ano. Pela proposta, restaurantes, bares e estabelecimentos similares em todo o Estado ficariam obrigados a servirem água filtrada gratuitamente aos seus clientes, sem que esse precise pedir. A matéria já passou pela Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor e deve ser votada em plenário a qualquer momento.


Com a aprovação do projeto, os estabelecimentos ficam obrigados a informar em seus cardápios ou afixarem cartazes em lugar visível ao público sobre a gratuidade da água filtrada, contendo o número e data da Lei Estadual, além de dispor sobre a fiscalização e multa para o descumprimento. Em Salvador, no Rio de Janeiro e no Distrito Federal, por exemplo, já existe lei semelhante à proposta pelo deputado goiano.


Sobre a Boulangerie de France

O clima em Paris inspira as pessoas a frequentarem os charmosos cafés contemplando boas conversas, em companhias especiais. A Boulangerie de France aposta neste conceito oferecendo cardápio e estrutura inspirados nas melhores casas da Europa. Além de receitas tradicionais, os clientes são recebidos ao jeito francês de viver, apreciando boa música, arte, fotografias e decoração exclusiva.


No cardápio, clássicos produzidos artesanalmente a partir de ingredientes selecionados, a exemplo da viennoiserie, que traz sabores como o croissant, pain au chocolat e pain au almond. Apostando em variedade, há também opções típicas como os pães feitos com vinho Beaujoulais e gorgonzola, Focaccia e a Ciabatta. Na pâtisserie, éclair, entremet, macarons e muitos outros doces consagrados universalmente. As bebidas são variadas e incluem desde as refrescantes aos cafés de grãos selecionados. 


Serviço
Boulangerie de France
Av. T-15, nº 492, St. Bueno / (62) 3924-4242
Av. E, edifício Metropolitan, Jardim Goiás / (62) 3624-8810