Goiânia recebe a comédia "A Invenção do Amor" com Maria Clara Gueiros e Guilherme Piva
    Espetáculo de Alessandro Marson e Thereza Falcão brinca com a evolução do ser humano e com os conflitos dos relacionamentos amorosos

     

     

    A comédia romântica "A Invenção do Amor será apresentada no dia 22 de abril, no Teatro Madre Esperança Garrido, às 18h e às 20h respectivamente. A peça contará com a presença de Guilherme Piva e Maria Clara Gueiros e é dirigida por Marcelo Valle. Nela, o público acompanha a relação amorosa de um Homo Sapiens com uma Mulher de Neandertal. Ele, dotado de um cérebro privilegiado, vive às voltas com mil e uma invenções e, numa crise de ciúmes, resolve inventar o amor. Sua nova invenção faz com que o casal pré-histórico se antecipe no tempo, vivendo situações que marido e mulher só enfrentariam anos, décadas ou milênios mais tarde.

    Apresentado pelo Circuito Cultural Bradesco Seguros, depois de uma temporada de sucesso de quatro meses no Teatro Leblon, no Rio de Janeiro, assistido por mais de 20 mil espectadores, o espetáculo está em turnê nacional. Até julho passará por diversas cidades brasileiras, entre elas Vitória, Salvador, Campinas e Belo Horizonte, até chegar capital paulista, para uma temporada de dois meses.

    Em A Invenção do Amor vemos evolução do amor na história da humanidade, entrando em contato com situações que se repetem nos relacionamentos, independentemente da época. Croc (Guilherme Piva) e Nhaca (Maria Clara Gueiros) vivenciam o que há de mais cômico e dramático nas relações afetivas, um universo do qual nenhum espectador escapa. Segundo o diretor Marcelo Valle, entender como o amor foi inventado não é uma tarefa das mais fáceis... Mas, o que propomos com A Invenção do Amor é simples: fragmentamos a evolução de nossos padrões de comportamento para mostrar esse amor que se reinventa, sempre igual, mas sempre diferente. Imaginar qual teria sido o primeiro de todos os casais, para enxergar em todos os outros um pouquinho deles. Ou para enxergar nele um pouquinho de todos os outros. Quem sabe não conseguimos entender assim A Invenção do Amor?

    A dramaturgia da peça inédita de Alessandro Marson e Thereza Falcão se constrói através da ótica do conflito masculino/feminino, numa linguagem crítica e muito bem humorada, com situações que o público imediatamente se identifica. O maior trunfo do texto é falar de um assunto comum e imprescindível na vida de todos nós: o amor.

    A trama - No início, o casal de protagonistas vive confortavelmente em sua caverna, na batalha diária pela sobrevivência do mundo selvagem, até que Nhaca, interrompendo uma caçada de mamutes, conta a Croc que está esperando um filhote. Ele, um neurótico homem das cavernas, percebe que não quer correr o risco de criar o filhote de outro homem e, na intenção de preservar a sua prole, resolve inventar o amor, com todas as suas condições limitadoras de relacionamento, inclusive a monogamia feminina. Até que Nhaca começa a questionar a monogamia masculina.

    Na próxima cena somos transportados para o castelo de Rei Salomão que, entre esposas e concubinas, tem a sua disposição 1000 mulheres. Nhaca entra em cena como a esposa 462 e prova a Croc que o antigo Rei não tem condições, nem física nem mental, de manter tantas mulheres em seu harém.

    De volta à idade da pedra, Croc inventa que precisa ir para a guerra e Nhaca, agora mãe de 9 filhotes, dona de casa e bastante insatisfeita, resolve fechar a porta da caverna e fazer greve de sexo, tal qual Lisístrata faria dali a alguns séculos. A partir daí, nosso protagonista terá que provar que merece conseguir entrar novamente na caverna da esposa.

    Com muitas idas e vindas na linha do tempo, o casal vive experiências do vários tipos de amor vistos ao longo de nossa história: o amor idealizado dos príncipes e princesas dos contos de fadas, o amor juvenil, o amor medieval e proibido de Romeu e Julieta; a libertinagem e o amor romântico; o feminismo e a castidade; até inventarem a separação e a questão da guarda dos filhotes. Mas, com tudo, o amor persiste e eles finalmente chegam ao divã para discutir com Dr. Freud Flintstone as condições que cercam o homem e a mulher: a fidelidade e a traição, o amor e o sexo, a verdade e a mentira, o desejo e o ciúme.

    Sugestão de sinopse:
    Comédia romântica que acompanha a relação amorosa de um Homo Sapiens com uma Mulher de Neandertal. Para evitar que ela se relacione com outros machos ele resolve inventar o amor fazendo com que o casal pré-histórico viva situações que marido e mulher só enfrentariam anos, décadas ou milênios mais tarde.

    SOBRE O DIRETOR MARCELO VALLE
    É ator, diretor e produtor de teatro. Membro da Cia. dos Atores há 28 anos, Marcelo integrou o elenco da grande maioria dos espetáculos: Melodrama, Notícias Cariocas, O Rei da Vela, A Bao A Qu, A Morta, Cobaias de Satã, Só Eles o Sabem, Laboratorial, etc. Fora de sua Cia, entre outras, atuou em Memória da Água, Roberto Zucco, Memorial do Convento, Divã - onde foi indicado para o Prêmio Shell de melhor ator (2005), A História de Nós 2, Como é Cruel Viver Assim - indicado para o Prêmio Cesgranrio de melhor ator (2014), Um Certo Van Gogh e A Reunificação das Duas Coreias, com os diretores Felipe Hirsh, Moacyr Chaves, Christiane Jatahy, Ernesto Piccolo, Guilherme Piva e João Fonseca, respectivamente. Em cinema, participou de Os Desafinados, Xangô de Backer Street, Meu Passado me Condena 1 e 2, Madame Satã, Sem Controle e Tropa de Elite. Na Rede Globo pôde ser visto nas novelas Celebridade, Paraíso Tropical, Viver a Vida e Insensato Coração. No Multishow integrou o elenco do seriado de humor Meu Passado me Condena, 1ª e 2ª temporadas. Marcelo atuou como produtor em A Bao A Qu, A Morta, João e o Pé de Feijão, Branca Como a Neve, Cobaias de Satã, O Rei da Vela, Os Vermes, A História de Nós 2, Como é Cruel Viver Assim e Laboratorial. Seu curriculum de diretor traz os infantis João e o Pé-de-Feijão e Branca Como a Neve, ambas produções da Cia dos Atores, assim como o adulto Os Vermes; fora de sua companhia de teatro, Marcelo dirigiu Inventário, Giz e Terra Papagalli.

    SOBRE O ATOR GUILHERME PIVA
    Guilherme Piva é ator e diretor. Formado pela Faculdade da Cidade, tem entre seus principais trabalhos em teatro, A Invenção do Amor, Não Vamos Pagar, Todas As Coisas Essa Viagem, De Verdade, A Farsa da Boa Preguiça, A Falecida, Aurora da Minha Vida, O Crime do Dr. Alvarenga, A Luz da Lua, O Submarino, Arlequim - Servidor de Dois Patrões e Carícias, com os diretores Marcelo Valle, Inez Viana, Cristina Moura, Marcio Abreu, João das Neves, João Fonseca, Naum Alves de Souza, Mauro Rasi, Ítalo Rossi, Mauro Mendonça Filho, Luiz Athur Nunes e Christiane Jatahy, respectivamente.

    Na televisão pode ser visto em Xica da Silva, Mandacaru, Porto dos Milagres, Chocolate com Pimenta, O Beijo do Vampiro, Pé na Jaca, Três Irmãs, Insensato Coração, Lado a Lado (vencedora do Emmy 2013), Malhação Sonhos (indicada ao Emmy 2015) e Novo Mundo (Indicado ao prêmio melhores do ano da Rede Globo), entre outras novelas e especiais.

    No cinema atuou no longa Madame Satã, Não se Preocupe Nada vai dar Certo, Paraíso aqui vou Eu e O Sofá.

    Ainda no teatro, Piva dirigiu A Mulher que escreveu a Bíblia uma das 10 melhores peças de 2007 eleita pelo Globo e prêmio Qualidade Brasil de melhor espetáculo O Pintor, Como É Cruel Viver Assim, Foi Você Quem Pediu pra eu Contar a Minha História, três edições do Prêmio Rio sem Preconceito, o show Luar do Sertão e o show O Problema é a Velocidade de Emanuelle Araújo. Ao longo de sua carreira Guilherme Piva foi indicado a vários prêmios em teatro e televisão tendo sido agraciado como revelação no prêmio Qualidade Brasil, melhor ator no prêmio Máster Brasil, melhor ator coadjuvante no prêmio Mambembe entre outros.

    SOBRE A ATRIZ MARIA CLARA GUEIROS
    Atriz desde 1987 com mais de 30 espetáculos no currículo, 4 longas metragens, além de 15 trabalhos entre programas de TV e novelas. Ficou nacionalmente conhecida quando sua personagem Laura, do programa humorístico Zorra Total lançou o bordão Vem cá, te conheço? Na TV Globo participou ainda dos seriados A Grande Família e Divertics (2013); S.O.S Emergência (2010); Minha Nada Mole Vida (2006) e A Diarista (2004) e das novelas Mulheres Apaixonadas (2003); Beleza Pura (2008); Caras e Bocas (2009); Insensato Coração (2011), Lado a Lado (2012) e Babilônia (2015).

    No cinema, atuou em Um Show de Verão (2004); Xuxa Gêmeas (2006), Os Porralokinhas (2007), Sexo com Amor? (2008), Muita Calma Nessa Hora 1 e 2 (2010/2014), O Diário de Tati (2012), O Atelier (2014) e Os Saltimbancos Trapalhões (2016), Festa da Firma (2016).

    No teatro, atuou na peça Esse Cara Não Existe (2003), Corações Encaixotados, em 2007. E, 2010, ao lado de Edwin Luisi, estrelou o espetáculo de comédia Tango Bolero e Cha Cha Cha. Foi dirigida por Ernesto Piccolo na peça Os Difamantes, e participou dos musicais As Bruxas de Eastwick e O Mágico de Oz, produções da dupla Charles Möeller e Claudio Botelho. Atualmente está no ar nos programas Zorra na TV Globo, Nova Escolinha do Professor Raimundo, no Canal Viva e na série TOCs de Dalila, no Multishow.

    SOBRE O AUTOR ALESSANDRO MARSON
    Formado em jornalismo com especialização em dramaturgia. Iniciou sua carreira na TV Cultura, como autor dos programas infantis Cocoricó e X Tudo. Trabalhou em programas de diversas emissoras e produtoras. Na TV Globo há quinze anos, integrou a equipe de autores de programas para crianças e jovens, como Sítio do Picapau Amarelo e Malhação e também de programas humorísticos como Sob Nova Direção e Casos e Acasos.

    Há dez anos atua como colaborador de telenovelas e esteve na equipe das seguintes produções: O Profeta, Desejo Proibido, Cama de Gato, Araguaia, Cordel Encantado, Avenida Brasil, Flor do Caribe, Joia Rara, escrevendo em parceria com os maiores autores de televisão do país. Recentemente integrou a equipe de colaboradores de João Emanuel Carneiro, na novela das 21h, A Regra do Jogo.

    Em cinema, colaborou no roteiro do longa-metragem Sexo com Amor, dirigido por Wolf Maya (2008) e é autor do roteiro do longa-metragem Apaixonados, de Paulo Fontenelle. Em teatro atuou, escreveu e dirigiu uma série de espetáculos. É autor, juntamente com Mario Viana, de Carro de Paulista, que ficou em cartaz por mais de dez anos em São Paulo. Também é autor do texto Malvadas, tudo sobre Sharon, Sheila e Shirley, peça que já foi montada em diversas cidades do Brasil e também em Portugal.

    Ao lado de Thereza Falcão, escreveu a novela Novo Mundo, grande sucesso da TV Globo recentemente no horário das 18h.

    SOBRE A AUTORA THEREZA FALCÃO
    É escritora, autora, diretora teatral e roteirista de tv. Iniciou sua formação na Faculdade de Teatro da UNIRIO e em cursos do Teatro Tablado. Foi diretora, por 5 anos, do espaço cultural Casa de Ensaio, no Rio de Janeiro, onde dirigiu seus primeiros espetáculos, com textos de August Strindberg (Simum) e Agatha Christie (O Caso dos Dez Negrinhos). Escreveu e dirigiu peças infantis como A Arca de Noé, Missão Super Secreta e A História de Topetudo. Por este último, recebeu o Prêmio Coca-Cola de melhor texto e melhor espetáculo de 1997.

    Desde 2001 é roteirista da Rede Globo, onde já escreveu para vários programas, como o humorístico TOMA LÁ DÁ CÁ, além de colaborar nas telenovelas O Profeta, Cama de Gato, Cordel Encantado, Avenida Brasil, Joia Rara e A Regra do Jogo.

    Adaptou para o teatro o livro de Moacyr Scliar A mulher que escreveu a Bíblia e mais recentemente o livro de Marguerite Youcenar, Memórias de Adriano. E escreveu ao lado de Julio Fischer Emilinha e Marlene, as rainhas do rádio, musical que ganhou a cena em 2011, sob a direção de Antonio De Bonis.

    Ao lado de Alessandro Marson, escreveu a novela Novo Mundo, grande sucesso da TV Globo recentemente no horário das 18h.

    CIRCUITO CULTURAL BRADESCO SEGUROS
    www.bradescoseguros.com.br/circuito_cultural
    Manter uma política de incentivo à cultura é compromisso permanente do Circuito Cultural Bradesco Seguros. Nos últimos anos, o Grupo Bradesco Seguros orgulha-se de ter patrocinado e apoiado projetos nas áreas de música, dança, artes plásticas, teatro, literatura e exposições, além de outras manifestações artísticas.

    Dentre as atrações realizadas recentemente, destacam-se os musicais Ghost, O Musical, Chacrinha, O Musical, Elis - A Musical, A Família Addams, O Rei Leão, Bem Sertanejo, Les Misérables, 60 Década de Arromba, Cinderella e Wicked, além da Série Dell'Arte Concertos Internacionais, Ballet Zorba, O Grego e a exposição Cavaletes de Cristal de Lina Bo Bardi no MASP.

    SOBRE O GRUPO BRADESCO SEGUROS
    O Grupo Bradesco Seguros, conglomerado segurador da Organização Bradesco, lidera o mercado de seguros brasileiro, com atuação em âmbito nacional nos segmentos de Seguros, Capitalização e Previdência Complementar Aberta. No primeiro semestre de 2016, o Grupo Segurador registrou faturamento de R$ 32,4 bilhões evolução de 6,9% sobre igual período de 2015. Há cerca de uma década, o Grupo Bradesco Seguros vem sustentando crescimento médio anual na casa de dois dígitos, mantendo market share em torno de 25%. Seu volume de provisões técnicas atingiu R$ 190,6 bilhões em junho de 2016.

    FICHA TÉCNICA Texto:
    Alessandro Marson e Thereza Falcão
    Direção: Marcelo Valle
    Elenco: Maria Clara Gueiros e Guilherme Piva
    Cenografia: Aurora dos Campos
    Figurinos: Marcelo Olinto
    Direção musical: Marcelo Alonso Neves
    Iluminação: Renato Machado
    Direção de movimento: Marcia Rubin
    Visagismo: Othon Spenner
    Pesquisa: Carla Siqueira
    Programação visual: Leandro das Neves
    Produção audiovisual: Eduardo Chamon e Leandro das Neves
    Mídias sociais: André Mizarela
    Assessoria de Imprensa: Daniella Cavalcanti
    Fotografia: Lucio Luna e Renato Mangolin
    Adereços de figurino e de cabeça: Othon Spenner
    Adereços de cenário: Tuca
    Assistente de direção: Daniel Belmonte
    Assistente de cenografia: Carolina Sugahara
    Assistente de figurino: Rodrigo Reinoso
    Cenotécnico: André Salles
    Pintura de arte: Naira Santana
    Costura cênica: Nice Tramontim
    Direção de produção: Cris Lara
    Captação de recursos: Renata Borges
    Assistência de produção: Bruno Fagotti
    Gestão do projeto: Renata Leite Rinoceronte Entretenimento
    Assistente financeiro: Angelica Neves Rinoceronte Entretenimento
    Produzido por: Marcelo Valle, Guilherme Piva e Maria Clara Gueiros
    Patrocínio: Bradesco Seguros
    Realização: Os Invencíveis Produções Artísticas

    SERVIÇO
    A INVENÇÃO DO AMOR

    Data: 22 de abril
    Horário: domingo, às 18h e às 20h
    Local: Teatro Madre Esperança Garrido
    Ingresso: R$ 70,00 (inteira) e R$ 35,00 (meia)

    Vendas:
    Cartão de crédito: www.compreingressos.com e call center 4052-0016
    Komiketo da T-4 (St. Serrinha)

    Duração: 75 minutos
    Classificação etária: 12 anos

    Tel. da bilheteria: (62) 3212-3531