Arquiteta Natália Eclea e paisagista Luciana Rodrigues assinam Praça de Eventos da Casa Cor Goiás 2019

     

     

    Apesar de estreante na Casa Cor Goiás, a arquiteta Natália Eclea traz um vasto currículo e experiência profissional que a chancelou para assinar a Praça de Eventos, o mais amplo da mostra de arquitetura deste ano. Em parceria com a paisagista Luciana Rodrigues, a dupla elegeu o amor como ponto de inspiração e já iniciou as obras do espaço, que tem como proposta abraçar diversos ambientes, convidando os visitantes a percorrerem algumas atrações previstas para esta edição. Entre as novidades da mostra estão o café, uma loja, bar e restaurantes.

    Além de ser palco para grandes eventos, o local contará com recursos dedicados à contemplação e descanso. Para isso, uma das premissas foi evitar a continuidade e o reto, buscando fluidez e uma sinalização para orientar o visitante a conferir a infinidade de espaços que a mostra oferece. Neste cenário, o revestimento cimentício foi um dos recursos que se tornou viável, associado a uma paleta de cores que vai de tons cinza, passando pela camurça, carmim e marrom. A iluminação, a partir de diferentes pontos de luz, compõe com o ambiente, ora convidando ao descanso, ora convidando à integração.

    Valorizando o mobiliário, que será uma inovação para móveis de área externa, destaque para uma espreguiçadeira de balanço, feita em cordas e metal, assinada pela arquiteta/designer Rejane Carvalho Leite e um herbário puã, feito em cordas, madeira e metal, assinado por Daniela Ferro, que vai garantir um local diferenciado para plantas de pequeno porte e que podem fazer uma composição na vertical.

    Outro destaque será um banco de madeira de duas cabeças, assinado por Edvan Vavan, além de outros objetos decorativos, poltronas e bancos, todos fornecidos pela Casa Mix que conta com essa vasta gama de mobiliários. As peças de cobogó, que são elementos vazados em cimento, fornecidas com exclusividade pela empresa Munó, dão um toque especial ao ambiente. Os cobogós estarão em evidência na arquibancada, em dois tipos de elementos, fazendo um jogo de formas e volumes.

    Atenta aos pilares estéticos, funcionais e ambientais projetados pela colega de faculdade e, hoje de profissão, Natália Eclea, a paisagista Luciana Rodrigues dos Santos, com 13 anos de experiência na área, aposta num projeto que promete valorizar a integração com a natureza mesmo em ambientes fechados. Outra proposta é inspirar o visitante a utilizar elementos ecológicos com muita sofisticação.

    “Como tendência, acredito que estamos caminhando para um paisagismo mais ecológico, onde os elementos utilizados causam menor impacto ambiental e favorecem o desenvolvimento de um projeto sustentável. Nossa intenção é trazer um espaço aconchegante onde é possível apreciar vasos produzidos a partir da reciclagem do plástico, plantas tropicais e resistentes, além de piso drenante, que proporciona absorção da água pluvial entre outros benefícios, explica Luciana.

    Acostumada a fazer interiores, uma das demandas mais presentes na carreira da arquiteta Natália Eclea sempre foi a integração do externo ao ambiente interno, justamente pelo desejo das pessoas em receber com conforto e aconchego. E mesmo diante de uma vasta experiência, a arquiteta lembra que o projeto desenvolvido para a Casa Cor foi bastante desafiador.

    Em 2019, o evento trouxe quatro temáticas para nos inspirarmos - pensar, sonhar, amar e agir. O amor, além de refletir parte da minha personalidade e crenças, é o conceito ideal para materializar uma das marcas registradas de meu trabalho, a integração entre ambientes internos e externos, define sobre a escolha da dupla.

    Sobre a qualidade e o resultado final que poderá ser conferido pelos visitantes, a paisagista Luciana destaca a importância de escolher marcas que empregam diferencial e excelente custo-benefício. Escolhemos a Munó por sua tecnologia de pisos drenantes, a Interpam com luminárias eficientes e design diferenciado, a Vasap com vasos de polietileno, que além de leves, possuem acabamento sofisticado, a Casa Mix com mobiliários arrojados e únicos e por fim, a Agroplanta Paisagismo que prioriza plantas saudáveis em toda a sua cadeia produtiva.

    A Casa Cor tem lançamento previsto para o dia 10 de maio, no stand City, em frente ao Vaca Brava.

     
    Sobre Natália Eclea
    Natalia Eclea é formada em arquitetura e urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e é Master em Arquitetura e Lighting pelo Instituto de Pós-Gradução (IPOG). Com vasta experiência na área, atua como docente nas Faculdades Alves Faria (UniAlfa) e também como empresária, na NE Arquitetura. O escritório está localizado no Setor Oeste, em Goiânia, e tem entre os pontos fortes, o planejamento e execução de projetos residenciais e comerciais. Sempre inovando, busca inspiração em viagens, congressos, workshops e cursos na área. O resultado é uma vasta lista de clientes, que valorizam funcionalidade, estética e atemporalidade, desde restaurantes, escritórios médicos, empresariais e advocatícios, a grandes empreendimentos, incluindo complexos voltado para saúde em Goiás e Distrito Federal.
     
    Sobre Luciana Rodrigues
    Formada pelo Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES, Luciana Rodrigues dos Santos tem pós-graduação em Plantas Ornamentais e Paisagismo pela Universidade Federal de Lavras - UFLA, além de atuar na área de iluminação e composição paisagística. Atendendo de fazendas a pequenas floreiras, a paisagista adquiriu expertise em projetos de macropaisagismo e também de micropaisagismo. Segundo ela, o foco está em atender clientes que gostam de plantas e querem um jardim que traga além do benefício estético, a funcionalidade e conforto ambiental. Atuando na Agroplanta Paisagismo se diz uma apaixonada pela área lembrando que o paisagismo tem como objetivo reorganizar, recuperar e criar espaços que estimulem a qualidade de vida do ser humano.

    Ficha técnica
    Munó (IG munó.art)
    Interpam
    Casa Mix
    Vasap
    Agroplanta Paisagismo