Mostra Mundi exibe belezas que vão além do futebol



    A Copa do Mundo é uma vitrine interessante de países menos populares no futebol, mas ricos em atrativos. Na Mostra Mundi, em cartaz no Flamboyant Shopping, dos oitos países expositores, três participam do evento esportivo mais comentado do momento. Comprovando que as belezas destes países vão muito além de bola no pé e riquezas naturais, os visitantes ficam maravilhados com a diversidade cultural vista no artesanato.

    No caso da Tunísia e do Peru, ambos participaram poucas vezes do maior torneio mundial de futebol, mas quando o assunto é tradição, produzem artigos unanimemente apreciados mundo a fora. Ao lado de França, que segue bem no torneio, essas nações tem paixão pelo futebol e também a produção manual de artigos exclusivos e típicos de suas regiões.

    Entre as peças tradicionais, estão as cerâmicas tunisienses pintadas à mão e os milenares vidros soprados, ricamente detalhados e coloridos. A mistura de cores também está presente na arte peruana milenar que reproduz em imagens a influência das civilizações Incas. Uma dessas influências está reproduzida nos sutis detalhes em dourado e no uso de matéria-prima, como o bambu.

    A França, que já foi campeã da Copa do Mundo e esteve presente em 15 edições do torneio mundial de futebol, apresenta na Mostra Mundi, um artesanato, que defende a decoupage, A arte de colar recortes e sobrepor imagens em caixas de madeiras e outros artigos é passada de geração a geração, e assim como a arte do futebol, vem sendo aperfeiçoada com o tempo.

    Além dos produtos exclusivos oriundos de Tunísia, Peru e França, quem visitar a Mostra Mundi poderá apreciar ainda a arte advinda de diversos lugares como Índia, Paquistão, Filipinas, Dubai e Turquia. Enquanto a esses não é dada a chance de divulgar os belos lances e dribles por meio da arte dos pés, a Mostra Mundi é a ocasião para destacar a arte da manufatura, cuja estética traduz mais que um talento, e sim a própria história. A Mostra Mundi pode ser vista até dia 1º de julho.

    Serviço
    Mostra Mundi
    Local: Flamboyant Shopping Center – Praça da Cúpula – Piso 1
    Período: até 1º de julho
    Horário: mesmo do shopping
    Entrada franca