Poesia que transforma é aposta de Bráulio Bessa para a abertura da Vitrine do Conhecimento 2019

     

     

    Uma trajetória de vida inspiradora, marcada por muito trabalho, conquistas profissionais e versos que viralizaram nas redes. Essas serão algumas das dinâmicas da palestra de Bráulio Bessa, dia 27 de março, na estreia da Vitrine do Conhecimento 2019. O projeto idealizado pelo Instituto Flamboyant chega à sua quarta edição, com apresentação da MKT Link, associada da Fundação Dom Cabral. Até agosto deste ano, serão realizadas quatro palestras patrocinadas pelo Flamboyant Shopping Center, Claro e Unimed Goiânia.

    Restando poucos ingressos disponíveis para trocas, onde o público que garantir lugar poderá conferir o tema Poesia que transforma. O conteúdo é baseado no livro Poesia com Rapadura, segunda obra do artista, lançada após o sucesso do quadro fixo que o poeta assina no programa Encontro com Fátima Bernardes, na rede Globo. A publicação oferece uma coletânea de poemas conhecidos nacionalmente, mas que, sobretudo, valorizam a cultura nordestina, seja pela fé, pelo amor, ou pela alegria.

    Consagrando a originalidade de um artista que se orgulha de suas raízes, o livro alcançou os primeiros lugares na lista da Veja e do Jornal o Globo, logo na primeira semana de lançamento e também colocou Bráulio como o primeiro escritor de literatura de cordel a chegar ao topo da lista de mais vendidos na Amazon. Entre os destaques, a obra traz o poema "Recomece", trazendo o tom de otimismo, luta e coragem da apresentação motivacional, que chega à Vitrine do Conhecimento. A proposta é mostrar o papel da poesia na transformação da vida das pessoas.

    Sobre Bráulio Bessa

    Vendo os versos se bulir desde muito cedo, aos 14 anos o menino de Alto Santo, interior do Ceará, rabiscava nos cadernos da escola seus primeiros versos. Tendo como principal fonte de inspiração a poesia de Patativa do Assaré, Bráulio Bessa também versava à sua maneira dos afetos e da vida no sertão.

    Em 2012 com a criação de uma página na internet, sua poesia alçou voos distantes e tal como a ave canora patativa, seu cantar encantou todo o Brasil. Ultrapassando a marca de 200 milhões de visualizações em seus vídeos, o poeta também é recepcionado semanalmente pelas famílias brasileiras no programa de TV Encontro com Fátima Bernardes, do qual é Consultor de Cultura Nordestina e apresenta sob um olhar poético temas diversos.

    Ele foi o artista mais assistido de toda plataforma de entretenimento da Rede Globo em 2017. Disseminando sua poesia aos quatro cantos, é autor de dois livros - Poesia com Rapadura e do Best Seller Poesia que Transforma. Bráulio é considerado um fenômeno do mercado literário atual e um dos maiores ativistas da cultura nordestina no mundo.

    Nas redes sociais, destaque para o seus mais de 264 mil inscritos no YouTube e 1,4 milhões de seguidores. Buscando proximidade com o público, Bráulio também viaja por todo Brasil para realizar palestras motivacionais. Ele segue sua luta pela visibilidade do Nordeste, conquistando o carinho do país inteiro.

    Mecânica de acesso - para conferir as palestras, basta doar um livro de literatura infantil em perfeito estado de conservação, no Flamboyant Shopping Center  Stand Flamboyant Social - Piso 1, em frente ao banco Bradesco, no mês em que ocorrerá cada palestra. As trocas de ingressos para a palestra Poesia que transforma acontecem até 27 de março ou enquanto houver ingressos disponíveis para trocas. O regulamento completo se encontra disponível no posto de trocas - Stand Flamboyant Social - Piso 1, em frente ao banco Bradesco.

    Serviço:
    Vitrine do Conhecimento
    Realização: Instituto Flamboyant
    Apresentação: MKT Link / Fundação Dom Cabral
    Patrocínio: Flamboyant Shopping Center, Claro, Unimed Goiânia
    O que: quatro palestras de março a setembro
    Onde: estacionamento coberto do Flamboyant Shopping Center, Deck Sul 1
    Ingresso: um livro de literatura infantil em perfeito estado de conservação dá direito a um ingresso (vagas limitadas)
    Posto de trocas de ingressos:  Flamboyant Shopping Center - Stand Flamboyant Social - Piso 1, em frente ao banco Bradesco

    Assessoria de imprensa: FatoMais Comunicação 62 3942-1999

    Próximas palestras Vitrine do Conhecimento 2019
    26 de junho - Luiz Felipe Pondé - O desafio da mudança - período de trocas: 12 a 26 de junho
    28 de agosto - Ana Cláudia Quintana - A vida que vale a pena ser vivida - período de trocas: 14 a 28 de agosto

    25 de setembro - Fabiano Moulin e Pedro Calabrez - Como o cérebro constrói a realidade - período de trocas: 11 a 25 de setembro

    Sobre a Vitrine do Conhecimento

    O projeto Vitrine do Conhecimento está em seu quarto ano consecutivo e por ele já passaram nomes como Eugênio Mussak, o psicólogo João Cordeiro, o ex-executivo da Disney Claudemir de Oliveira, Ângelo Brandini, do Doutores da Alegria, o maestro e pianista João Carlos Martins, o professor João Cândido Portinari, o psicólogo Rossandro Klinjey, o  velejador Amyr Klink, o historiador Leandro Karnal e o filósofo Mário Sergio Cortella.

    As vagas para as palestras são limitadas e parte dos livros arrecadados é doada a instituições parceiras do Instituto Flamboyant. A outra parte do acervo é utilizada para ampliar o projeto Vitrine do Conhecimento Itinerante. A biblioteca itinerante já percorre escolas públicas da cidade e região metropolitana levando informação e conhecimento de forma lúdica. Trata-se de uma iniciativa que teve sua estreia na Escola Municipal Jardim Olímpico 2, em Aparecida de Goiânia. Somente lá, registramos a presença de 530 crianças que vivenciaram a experiência da leitura de maneira lúdica e atrativa. Ao final da programação, cada criança é presenteada com uma obra, materializando aquele momento especial e planejado para estimular o hábito da leitura, exemplifica Adeline Manso, gerente do Instituto Flamboyant.