Com processo inovador na América Latina, O Boticário desenvolve método de reciclagem para tampas de perfumaria feitas com SURLYNT
    Com o processo, as tampas produzidas com SURLYNT pós-consumo que antes não completavam o ciclo de reciclagem transformam-se em novas tampas, voltando à mão do consumidor

     



    Reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade, O Boticário desenvolveu um processo inédito na América Latina para a reciclagem de tampas de perfumaria produzidas com SURLYN. Por ter uma grande complexidade, essa matéria-prima, apesar de ser reciclável em outras categorias, na cosmética até então não era viável. Agora, as tampas podem ser recolhidas depois do consumo, separadas por cooperativas de reciclagem e, por fim, retornadas ao consumidor em novos produtos dentro do processo de Logística Reversa.

    O SURLYN é a resina utilizada em tampas de perfumaria. Sua maior propriedade comercial é a transparência, que premiuniza as embalagens, além da versatilidade de design e alta resistência química. Segundo dados da Euromonitor International, o mercado de beleza e cuidados pessoais teve uma alta de 1,53%.  Na categoria de perfumaria, a Abihpec destaca o pulo de 8,1% nas vendas dos fabricantes em 2018 e estima que, para 2019, o crescimento em vendas seja de 4,1%, a R$ 50,43 bilhões.

    Por isso, o Grupo Boticário e todas as marcas que abrange O Boticário; Eudora; quem disse, berenice?; The Beauty Box; Multi B e Vult, que têm o meio ambiente como um dos seus principais pilares, entendeu a importância de olhar para esse novo mercado e criar essa solução. Além de permitir o retorno sustentável das embalagens que vêm dos consumidores (PCR pós-consumo), o novo processo de reciclagem também reaproveita os rejeitos de SURLYN que são descartados em processos industriais (PIR pós-industrial).

    O desenvolvimento dessa tecnologia, que, por meio da reciclagem inovadora proposta pelo Grupo Boticário, causa pouco impacto na coloração das novas tampas, faz com que esses materiais (pós-consumo e industriais) tornem-se novas peças para as perfumarias comercializadas pelo Grupo, afirma Eduardo Fonseca, Diretor de Assuntos Institucionais do Grupo Boticário.

    O Boti Recicla, por exemplo, é o maior programa de logística reversa do país, permitindo que consumidores retornem suas embalagens nos mais de 4 mil pontos de venda espalhados pelo Brasil e é a primeira etapa para a consolidação desse novo processo.

    A partir daí, inicia-se a participação das cooperativas, que separam as tampas recolhidas dos consumidores e ganham também um novo mercado, já que esses itens passam agora a ter um valor comercial e criam novas demandas. O terceiro passo é encaminhar todo esse material para a empresa de reciclagem Wise. É nessa etapa que o material descartado inicia o processo de recuperação com a lavagem, moagem, extrusão, dando origem aos pellets do SURLYN reciclado, explica Alexandre Bouza, Head do Boticário.

    Por fim, o material é encaminhado para a Aptar, empresa que produz as tampas dos produtos do Grupo Boticário, que passa a utilizar a resina reciclada em sua produção retornando, enfim, para os consumidores.

    A tampa do perfume Floratta, lançado pelo Boticário, é um produto feito com SURLYN em parceria com a Dow.
    Sobre O Boticário

    O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos, unidade de negócios do Grupo Boticário. Inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), a marca tem a maior rede franqueada de cosméticos do país com mais de 3.700 pontos de venda, em 1.750 cidades brasileiras, e mais de 900 franqueados. Presente em 15 países, há mais de 40 anos desenvolve produtos com tecnologia, qualidade e sofisticação seu portfólio tem mais de 850 itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais. Comprometido com a beleza das pessoas e do planeta, O Boticário não realiza testes em animais e investe na melhoria contínua de produtos e processos para torná-los cada vez mais sustentáveis. O programa de logística reversa da marca, o Boti Recicla, é um dos maiores do país em pontos de coleta em todas as lojas os consumidores podem devolver as embalagens vazias, que são encaminhadas para a reciclagem correta. Outro exemplo de cuidado em toda a cadeia é a fábrica de cosméticos de Camaçari (BA), a primeira do segmento a receber o certificado LEED de construção sustentável no Brasil. 

    Sobre o Grupo Boticário

    O Grupo Boticário são várias empresas em uma: laboratório, fábrica, logística, marketing e varejo. São várias marcas: O Boticário, Eudora, quem disse, berenice?, The Beauty Box, Multi B e Vult, presentes em diferentes canais. Mas com um só propósito: criar oportunidades para a beleza transformar o mundo ao nosso redor. A beleza que está na essência do Grupo Boticário se materializa não só na Fundação Grupo Boticário, uma das maiores fundações empresariais de conservação da natureza do país, mas também em transformações que impactam positivamente os produtos, operações, canais e toda a cadeia de valor.

    Sobre a Dow

    A Dow está presente no Brasil desde 1.956. A companhia reúne atualmente cerca de 2.700 funcionários em suas 11 instalações, incluindo 9 unidades de produção em Aratu (BA), Breu Branco (PA), Campinas (SP), Guarujá (SP), Jacareí (SP), Jundiaí (SP), Palmyra (PA), Santa Vitória (MG) e Santos Dumont (MG), atendendo a clientes nos mercados de embalagens, infraestrutura e cuidados do consumidor. A Dow opera 18 complexos de manufatura em 4 países da América Latina e entregou vendas líquidas pro forma de US $ 4,9 bilhões em 2018. Mais informações sobre a Dow e sua tese de investimento estão disponíveis em seu novo website de Relações com Investidores: investors.dow.com.

    A Dow (NYSE: DOW) combina um dos mais amplos portfólios de tecnologia do setor com integração de ativos, inovação focada e escala global para alavancar um crescimento rentável e se tornar a empresa de ciência dos materiais mais inovadora, centrada no cliente, inclusiva e sustentável. O portfólio da Dow em materiais de desempenho, intermediários industriais e plásticos oferecem uma ampla gama de produtos e soluções diferenciadas baseadas na ciência para nossos clientes em segmentos de alto crescimento, como embalagens, infraestrutura e cuidados do consumidor. A Companhia opera 113 fábricas em 31 países e emprega aproximadamente 37.000 funcionários. A Dow teve vendas pro forma de aproximadamente US$ 50 bilhões em 2018. Referências à Dow ou à Companhia significam a Dow Inc. e suas subsidiárias. Para mais informações, acesse www.dow.com ou siga @DowNewsroom no Twitter.

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