Foco nas entregas ao cliente
No Mês do Cliente, não poderíamos escolher outro tema, não é mesmo? Mas hoje, além daquele passo a passo de como conquistar clientes, vamos falar um pouquinho do perfil da FatoMais Comunicação. Nesses 17 anos de trajetória muita coisa ocorreu naturalmente: sem prospecção ativa, sem inbound marketing, sem anúncios nas redes sociais… Naquela época e ainda hoje, muitos dos nossos clientes chegavam até a agência por indicação, a famosa propaganda boca a boca. Então, se tem um ponto que jamais abrimos mão, foi em ter foco nas entregas ao cliente. Sempre realizamos além do que estava previsto e talvez venha daí um dos segredos para o nosso sucesso.
Mais do que atender grandes marcas, temos orgulho de mantermos no portfólio atual, clientes que acreditaram no nosso trabalho desde o início, lá em 2004. Há ainda aquelas marcas que chegaram como jobs, mas ao experimentarem resultados cada vez mais expressivos, acabaram ficando por mais tempo. Então, outra lição que aprendemos nessa vivência de mercado: mais importante do que conquistar novos clientes é fidelizar aqueles que já estão com você, que já conhecem o seu trabalho. É uma reflexão importante não apenas para o mês do cliente, mas sim, ano após ano.
Se você tem foco no cliente, significa que:
- Se dedica a oferecer um atendimento personalizado desde o primeiro contato.
- Consegue se diferenciar da concorrência agregando valor à sua proposta de trabalho.
- Valoriza os prazos estabelecidos pelo seu cliente e investe em planejamento.
- Se diferencia pela qualidade oferecida em todas as etapas do processo.
- Está atento aos preços praticados no mercado, entendendo uma das premissas mais básicas do marketing, que é entregar o melhor produto ou serviço pelo menor preço.
- Sabe que todos os pontos acima se relacionam com a sua reputação, que deve ser sempre positiva.
Não é novidade para ninguém que a comunicação, assim como diversas outras áreas, vem mudando substancialmente a uma velocidade surpreendente. E dessa constatação, tiramos mais uma lição: esteja sempre preparado, invista em capacitação e se mantenha aberto às mudanças. Afinal, mais do que nunca, o mercado da comunicação não está para amadores.
E por fim, investir na sua marca é importante, assim como estabelecer estratégias para alcançar suas metas em um plano de marketing. Nós que atuamos com Comunicação Corporativa sabemos que a reputação positiva do negócio e a imagem da empresa também passa pelo foco nas entregas ao cliente. Assim como a construção da reputação de marca deve ser contínua, os esforços para um relacionamento positivo junto ao cliente também devem ser.