Por que Assessoria de Imprensa?
A Assessoria de Imprensa é um dos segmentos da comunicação mais populares, mesmo que sua real essência seja desconhecida por quem não atua com reputação de imagem, marketing, gestão de marcas ou produtos.
De maneira prática, podemos entender assessoria de imprensa como uma ponte, um intermediário, que equilibra os interesses de uma marca, pessoa ou organização, ao diversos editoriais da imprensa e consequentemente, transforma-os em notícia.
É uma troca simples. De um lado está a imprensa que precisa de informações para abastecer seus veículos e do outro, está a empresa, tentando comunicar inovações, novos produtos ou agregar valor para si.
Num trabalho de assessoria, entretanto, é necessário desenvolvermos um olhar clínico a respeito do que pode virar notícia. Isto porque, os jornalistas em sua maioria buscam noticiar informações relevantes e que irão agregar algum tipo de notoriedade ao trabalho ou para a audiência que recebe a notícia.
Além de oferecer assuntos relevantes e conteúdos bem apurados, é necessário estabelecer um relacionamento profissional com jornalistas e veículos de comunicação. Esse relacionamento inclui conhecer as particularidades de cada mídia, os limites editoriais de cada veículo, o momento oportuno de indicar fontes e temas.
Tudo isso tem bastante peso. Porém, a parte crucial, é desenvolver estratégias que auxiliam a manter seu cliente sempre bem posicionado junto à mídia, num ciclo em que os veículos conferem credibilidade à atuação da marca e consequentemente, a mídia espontânea gerada agrega valor à audiência.
Muitas vezes, ainda que numa aparição sutil, as pessoas sabem que uma mídia espontânea não é como uma propaganda, em que se paga para estar naquele espaço. A verdade é que se sua marca está naquele veículo em específico é porque possui algo de importante para comunicar, um diferencial. Esse cuidado com a marca e o respeito ao trabalho desempenhado por cada jornalista ou veículo é o que torna a assessoria de imprensa essencial no processo de agregar valor a uma marca.