Experiências de marca que valorizam o seu negócio
Boas estratégias de relacionamento também passam pelas experiências de marca que valorizam o seu negócio. Você sabia que nem sempre é possível identificar essas estratégias e que muitas vezes elas estão nos detalhes? Mas nós sabemos que alguns caminhos para elevar essa percepção ou conexão podem ocorrer em diversas situações. Por exemplo, quando um cliente adquire o seu produto, experimenta algum serviço, tem acesso a uma oferta da sua empresa, visualiza a propaganda da sua marca, participa de um evento, tem contato com a sua equipe de atendimento ou até mesmo visita suas redes sociais e e-commerce.
Ao desenvolver projetos visando essa conexão sua marca ainda tem como vantagens a capacidade de conquistar novos clientes e recuperar quem já experimentou, mas principalmente fidelizar todos vindos dessa captação estratégica. Independente do objetivo, saiba que é sim uma oportunidade para vender mais, aumentar o ticket médio a cada compra e também estabelecer um relacionamento de longo prazo.
Proporcionar emoções genuínas e positivas no seu ponto de vendas, escritório, consultório ou mesmo e-commerce são passos importantes. Especialmente no varejo, as marcas investem em experiências sensoriais, que podem incluir:
*aromatização do ambiente,
*uma playlist ou sonorização que reforce sensações,
*um serviço de A&B mais especial,
*no caso de vendas online, destacamos inclusive, os provadores virtuais.
Seus clientes podem até não comentar, mas mesmo inconscientemente estão atentos aos detalhes. Chamamos essa percepção de awareness, onde cada momento de interação ajuda a construir sensações, gerar conexão e agregar valor ao negócio.
No quesito comunicação, as empresas investem num tom de voz unificado desde o atendimento presencial ou remoto e que, sobretudo, evidencie proatividade, eficiência e simpatia. Seja qual for o caminho escolhido para proporcionar boas experiências de marca que valorizam o seu negócio, saiba que essas sensações são sutis. Nada de ideias mirabolantes. Comece com o básico, aposte em estratégias de comunicação como assessoria de imprensa e relações públicas de forma a reverberar o que a sua empresa já aplica. Afinal, muito além de uma relação comercial, os clientes desejam interagir e participar das inovações e projetos. Esses últimos pontos podem ocorrer também a partir da seleção de influenciadores ou clientes que se sintam tão engajados a ponto de falar bem da sua marca.