Por que o Planejamento de Comunicação pode ser tão valioso à sua marca.
Comunicação e marketing. Ciências diferentes, porém, complementares. Em linhas gerais, o marketing é responsável pela venda do produto, definindo canais, atributos, precificação e outros, enquanto a comunicação define o formato para que o melhor conteúdo chegue a seu público-alvo. Que ambos são muito mais eficazes quando integram um planejamento estratégico, poucas pessoas questionam. Porém, é válido argumentarmos porque o Planejamento de Comunicação pode ser tão valioso à sua marca.
Um bom exercício é entender porque algumas marcas se destacam mais do que as outras. Quem não é visto não é lembrado, não é mesmo? A frase popular alerta sobre a perda de atenção quando uma pessoa ou marca se ausenta do relacionamento ou de sua presença na mídia.
O share of voice ajuda a entender de que forma a sua marca é conhecida, avaliando o volume de assuntos relacionados ao seu mercado e as menções diretas ao seu negócio. A boa notícia para quem busca uma “fatia de voz” é que dá para estimular menções positivas tanto nas redes, quanto na imprensa em diferentes tipos de mídia através de um trabalho profissional de comunicação. As ferramentas para isso podem incluir a pesquisa de imagem, assessoria de imprensa, eventos e relações públicas, passando pelo marketing digital e relacionamento com influenciadores digitais.
O planejamento de comunicação envolve desenhar como a empresa deseja ser reconhecida pelo mercado, sempre respeitando o propósito e identidade da marca. Nesse trabalho, outra premissa é que o processo de entender a organização, definir estratégias, estabelecer objetivos reais, mensurar e avaliar resultados deve ser contínuo. Também são fundamentos do planejamento de comunicação, o cuidado em estabelecer métricas que comprovem de que forma os resultados estão sendo alcançados.
Ah, nesse processo de construção de marca, sempre tão dinâmico, não basta captar a notícia ou menção. É preciso avaliar cada resultado alcançado. A análise das informações contribui na tomada de decisões tanto do cliente, quanto da assessoria.
Só por aí, já concluímos que apesar de não ser ciência exata, a comunicação planejada oferece inúmeras ferramentas que comprovam a sua relevância e o quanto é capaz de contribuir com o planejamento de marketing. O monitoramento das menções nas redes sociais e na mídia espontânea, a classificação e valoração dessas menções observando alcance, impacto ou retorno sobre o investimento são alguns caminhos.
Para concluir, o mais importante é entender que a comunicação é eficaz quando o seu público entende claramente a sua mensagem. Agora que você entendeu porque o Planejamento de Comunicação pode ser tão valioso à sua marca, o próximo passo é partir para a ação investindo numa assessoria corporativa completa, capaz de fazer total diferença no seu negócio.