Tendências no Marketing Digital.
2020 foi bastante atípico devido a pandemia do novo coronavírus, que trouxe para o nosso dia a dia diversas mudanças, incluindo a forma como trabalhamos e o que consumimos. Exemplo é o home office, que chegou para acelerar a percepção de que em momentos de infortúnio, a tecnologia segue como grande aliada. Mas, será que é somente nesses momentos menos afortunados? A resposta é não! A tendência para os próximos anos é que nossos modelos de trabalho e consumo se tornem cada vez mais digitais e isso inclui a forma como fazemos marketing.
A primeira coisa que se deve estabelecer como importante nesse novo cenário para o marketing digital é a produção de conteúdo. As marcas investirão em tráfego pago e produção de conteúdo orgânico, aplicando o Inbound e Outbound Marketing. Essa integração é capaz de conferir um melhor alcance nas plataformas digitais. Como consequências dessa produção mais acelerada de conteúdos podemos prever um aumento considerável nos investimentos de ads, tanto Google, quanto Facebook. Isto porque, uma forte tendência é uma maior procura por parte das empresas por anúncios nessas plataformas. Além disso, marcas que ainda não investem tendem a começar a investir, trazendo um cenário mais acirrado e mais caro na hora de investir em tráfego pago.
Outra tendência considera a análise de mercado, considerando dados qualitativos e quantitativos, tanto de forma interna, quanto externa. É fundamental compreender números para aprimorá-los e também, os resultados da concorrência visando se equiparar não somente em relação aos resultados de vendas, mas em alcance, conquista de seguidores e engajamento.
Para que isso aconteça de forma mais rápida e assertiva, a busca por mecanismo de inteligência artificial, Data Science e Machine Learning devem disparar. Mesmo com a LGPD em vigor, essas ferramentas seguem auxiliando na captação e manutenção de dados, que se tornam Leads e consequentemente futuros clientes. Essa grande procura auxiliará também no crescimento e surgimento de startups, que apresentaram ao mercado novos processos e softwares, aprimorando o conhecimento do mercado sobre essas ferramentas.
Uma terceira tendência para o Marketing Digital se chama conversation marketing, onde as pessoas terão ainda mais contato com as marcas que consomem, realizando de fato, conversações sobre melhorias, dicas de conteúdo, resenha de produtos e mais. Essa tendência é baseada na procura que as pessoas estão tendo por marcas mais humanizadas e com quem elas possam manter uma relação direta, com canais de comunicação abertos e eficientes. Por fim, ao passo que se evidencia a busca por automação, é necessário pensar o Marketing Digital estrategicamente, pois haverá uma busca maior pelo atendimento humanizado. Uma dica para solucionar esse impasse é encontrar um ponto de equilíbrio, atualizando e investindo em tecnologia, mas sem perder o contato que somente uma relação humana oferece.